Notícias
Festa do Folclore é sucesso total

A 15ª Festa do Folclore de Piúma foi um enorme sucesso. Realizada neste final de semana, a festa contou com a participação das escolas, reunindo alunos, pais e professores, além de comidas típicas e atrações culturais.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia Layber, mesmo com alguns contratempos, a festa foi um sucesso. “A festa estava programada para o final de agosto, mas tivemos que adiar por causa de alguns pequenos problemas. Mesmo assim, a garra e a vontade de todos que participaram, foi contagiante. Quero parabenizar a todos que se envolveram, entre pais , alunos e professores ”, disse. 

Durante a festa, as escolas deveriam apresentar as culturas típicas do Estado. Mas os alunos surpreenderam e foram buscar culturas quase esquecidas da cidade. “Foram feitas homenagens aos marisqueiros e artesãos. Além disso, tivemos uma  grande surpresa, quando eles lembraram das cacimbeiras, que são figuras que estavam quase esquecidas em nossa história”, disse ela, explicando que as cacimbeiras, eram as mulheres que para complementar a renda familiar, iam buscar águas em poços naturais (Cacimbão), levando para as famílias. “Esse foi um dos destaques, uma homenagem mais que merecida. Tudo foi muito bonito, todos estavam muito comprometidos e engajados. Foi uma oportunidade dos alunos aprenderem brincando, tudo de forma lúdica”, afirmou.

Outro ponto importante foi à participação da Associação das Paneleiras de Vitória, que explicaram todo o processo de produção da panela e da moqueca capixaba. “As pessoas experimentavam a moqueca ao molho de camarão e podiam levar a panela para casa”, diz. Depois desta Festa do Folclore, as escolas se preparam agora para homenagear as crianças e os professores. Nos próximos anos, o evento vai se chamar Festa da Cultura, possibilitando uma abrangência maior.

Leia +
Programação do Réveillon 2013
Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados
Facebook